Um milhão e quatrocentos mil reais vão ser investidos pelo Ministério da Saúde para diminuir os danos causados a usuários de drogas e álcool. O dinheiro vai ser usado para financiar projetos de universidades, Estados, municípios e organizações não-governamentais. As propostas, que podem ser apresentadas até vinte de junho, devem melhorar o atendimento e fortalecer ações comunitárias, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde para enfrentar problemas desses usuários. Atualmente, no Brasil, seis milhões de pessoas entre os doze e os sessenta e cinco anos são dependentes de álcool. A iniciativa do Ministério da Saúde pretende, também, evitar a exclusão social de dependentes de álcool e drogas. É o que explica o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado:
"Objetivo principal é ampliar a capacidade de adesão das pessoas que têm problemas pelo uso prejudicial de álcool e outras formas de drogas à adesão de programas de tratamento. Então, a redução de danos não exige que o usuário seja abstinente imediatamente para poder aderir ao tratamento."
O coordenador da Área Técnica de Saúde Mental explica, ainda, que a distribuição de camisinhas e seringas para usuários de drogas injetáveis teve impacto positivo na redução dos casos de aids no Brasil. Entre os homens, a taxa que era de mais de vinte e três por cento, em mil novecentos e noventa e seis, caiu para menos de oito por cento, em dois mil e sete. No mesmo período, entre as mulheres, o número era de doze por cento e baixou para menos de três por cento.
Reportagem, Janary Damacena
Circuito FM ao vivo: http://www.dnip.com.br/link/radiocircuitofm.wmx
Site: www.radiocircuitofm.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário