quarta-feira, 25 de março de 2009

Termina nesta sexta consulta a projeto que propõe melhor atendimento ao cidadão

Quem nunca fez verdadeiras peregrinações em órgãos públicos só para conseguir um documento? Ou, então, passou horas em filas intermináveis para tirar uma certidão e, ao chegar a sua vez, descobriu que não era aquele órgão que emitia o documento? Para proteger o cidadão de situações como essas, o Ministério do Planejamento colocou em consulta pública um decreto que pretende simplificar o atendimento ao cidadão. A proposta, que fica em consulta pública até esta sexta-feira, dispensa o reconhecimento de firma para documentos produzidos no Brasil e desobriga o cidadão a prestar informações que já constem em bancos de dados de outros órgãos federais. Além disso, a ideia também é obrigar as entidades a definir normas de atendimento, como a prioridade e o tempo de espera e prazos para o cumprimento de serviços. Marcelo Viana, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, explica que a participação popular é muito importante para o sucesso da consulta.
"Essa consulta pública é muito importante para nós. Por quê? Porque por meio dela queremos receber sugestões de todos os brasileiros no sentido de aperfeiçoar as regras que estamos propondo para simplificar o atendimento ao cidadão. Para que isso funcione, é necessário, e muito, a mobilização das pessoas em favor da mudança".

O secretário de Gestão lembra que, além desse decreto, outra proposta está em consulta pública até o dia seis de abril, com a intenção de melhorar a qualidade dos gastos públicos. Desta vez, a ideia é que os órgãos federais ganhem mais liberdade para lidar com recursos públicos à medida que cumprirem metas e objetivos previamente acordados com o governo. As duas propostas podem ser conferidas no link "consulta pública", no site do Ministério do Planejamento, no endereço: www, ponto planejamento, ponto gov, ponto br.

Reportagem, Luciana Cobucci

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