quinta-feira, 19 de março de 2009
Cadastro positivo entra na pauta da Câmara esta semana
A área econômica do governo federal, por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou prioridade para a aprovação do projeto que cria o Cadastro Positivo de pessoas adimplentes, uma espécie de Serasa dos bons pagadores. A matéria está na pauta de votação da Câmara dos Deputados nesta semana. No mesmo tom, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu a matéria sob a alegação de que a iniciativa vai permitir que tomadores e credores, devidamente autorizados, compartilhem informações que poderão agilizar a concessão de crédito, uma necessidade em tempos de crise financeira internacional.
Mantega, em visita à Câmara dos Deputados, na quinta-feira, pediu o empenho dos parlamentares na aprovação do Cadastro Positivo, interpretado por ele como um banco de dados para proteger e beneficiar todos os bons pagadores do sistema financeiro. "O Cadastro Positivo vai permitir que as instituições financeiras identifiquem o bom e o mau pagador", disse Mantega.
Segundo ele, em 96% dos casos, a população é boa pagadora. Com a entrada em vigor desse projeto, na visão do ministro, a tendência é de que ocorra uma redução da taxa de risco e, conseqüentemente, da taxa de juros no crédito.
BRASÍLIA:Abnor Gondim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário