quinta-feira, 19 de março de 2009

Consumidor deve ficar atento a irregularidades nos ovos de chocolate, diz Inmetro



Com a proximidade da semana santa, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, está fiscalizando ovos de chocolate e brindes em todo o País. É a Operação Páscoa, criada para oferecer mais segurança ao consumidor e identificar possíveis irregularidades nos produtos, muito comercializados nessa época do ano. Até sexta-feira, o Inmetro está recolhendo os chocolates em supermercados e lojas com dois objetivos: verificar se o peso do ovo é o mesmo que consta na embalagem; e, o mais importante, se os brinquedos que vem como brinde estão de acordo com as normas de segurança. Mesmo com a fiscalização, o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, alerta que é importante os consumidores também ficarem atentos a irregularidades:
"Existem dois cuidados que o consumidor deve observar. O primeiro deles é só comprar o ovo em estabelecimento legal, em pontos de venda legalizados, evitar comprar no comércio informal. A segunda recomendação é verificar se o ovo tem brinde em forma de brinquedo, isso tem que estar informado na embalagem, e esse brinquedo tem que estar certificado, tem que ter o selo do Inmetro."
Alfredo Lobo lembra que o resultado da operação vai ser divulgado no dia dois de abril. Em caso de irregularidade, o comerciante vai ser notificado e multado e, dependendo da gravidade, o produto também é apreendido. Quem identificar problemas nos ovos de páscoa, bombons ou brindes deve ligar para a ouvidoria do Inmetro, no telefone: zero-oitocentos-dois-oito-cinco-um-oito-um-oito.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário