sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São Camilo continua à frente da administração do Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo

Após contraproposta do poder público de Caxambu, São Camilo permanece como administradora do HCCSVP

A decisão em permanecer como mantenedora do Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo foi tomada ontem à noite durante reunião realizada na Sede da Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC), em São Paulo, com a presença de membros dirigentes e jurídico da entidade, junto ao presidente da Municipal de Caxambu, o secretário municipal de saúde, líderes e representantes da comunidade caxambuense.

Hoje, 16 de outubro, completam três meses e meio que a direção da SBSC anunciou em reunião aberta à população caxambuense (01-07-09) que denunciaria o contrato com o SUS, devido ao baixo recurso que a prefeitura repassava mensalmente ao Hospital. Durante este tempo, nenhuma proposta oficial para assumir o Hospital ou de aumento de repasse foi apresentada à SBSC e, por isso, até mesmo os colaboradores chegaram a receber o aviso prévio nos dias 08 e 09 deste mês, dada a inviabilidade de manutenção financeira do HCCSVP.

“O Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo atende a mais de 90% aos pacientes do SUS. É o único do município e, por diversas vezes, apresentamos às autoridades caxambuenses esta situação que está insustentável, uma vez que, o valor é irrisório comparado aos repasses de outros municípios onde administramos hospitais, que chegam a ser em mais de 100 mil reais mensais. Somente o déficit mensal do Hospital hoje supera os 70 mil e a prefeitura repassa menos de 10 mil reais, enquanto deveria ser de, pelo menos 60 mil”, avaliou, Domingos Sávio, diretor geral da SBSC.

Após demais considerações do superintendente da São Camilo, Padre Niversindo Antônio Cherubin e do diretor geral, Domingos Sávio que reforçaram as dificuldades financeiras vividas pelo HCCSVP de anos, bem como o baixo repasse
da prefeitura de Caxambu, o presidente da Câmara José Luiz, apresentou a proposta do repasse mensal do município à SBSC no valor de 60 mil reais. Destes, 50 mil serão do executivo e, 10 mil, do legislativo municipal.

Assim, o instrumento jurídico para regular tal relação jurídica será providenciado pelo município de Caxambu, que o encaminhará à SBSC, por e-mail para análise e posterior assinatura. O repasse de R$60.000,00 deverá ser depositado na conta corrente do hospital até o dia 23 (vinte e três) de outubro de 2009.

Caso o repasse não seja feito neste dia a SBSC executará as ações que adotou desde 1º de julho de 2009, com a rescisão dos contratos de trabalho dos empregados e encerramento das atividades do hospital. As pessoas de Caxambu presentes adotarão as providências burocráticas e legais necessárias para cumprimento do acima pactuado.

Lilian Cacau - (31) 8649-0876
Assessora de Comunicação
Regional Centro Sudeste - SBSC
www.saocamilosaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário