domingo, 29 de novembro de 2009

Cachaças de Minas serão premiadas em concurso

52 empresas concorrem com 64 marcas em três categorias: “branca/nova”, “armazenada/envelhecida” e “premium”.
No próximo dia 9 de dezembro, no auditório 5 da Universidade UNI-BH, em Belo Horizonte, será divulgado o resultado e serão premiadas as vencedoras do “Concurso Cachaça de Minas 2009 – Medalha Mérito da Qualidade”.

Segundo a Belotur - empresa de turismo de Belo Horizonte - 52 empresas concorrem com 64 marcas em três categorias: “branca/nova”, “armazenada/envelhecida” e “premium”.

O concurso é uma realização da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (FENACA), sob a coordenação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Foi lançado oficialmente no dia 15 de abril deste ano, na presença de produtores e diversas autoridades estaduais e municipais.

É o primeiro concurso de cachaças realizado no Brasil tendo por base a Lei Geral das Bebidas Alcoólicas e a Lei da Cachaça de Minas, além de conceitos técnico-científicos aceitos e reconhecidos nas áreas de design, sensorial de degustação. Será realizado anualmente

Criado para identificar as melhores marcas de Minas comercializadas hoje, o concurso tem como objetivos maiores estimular a produção da cachaça de qualidade, dar conhecimento aos apreciadores dos diferentes tipos de cachaças produzidas no Estado e, ainda, estimular a busca dos conhecimentos técnico-científicos em benefício de toda a cadeia produtiva.

As cachaças que estão na disputa foram analisadas por entidades técnicas de reconhecida capacidade. A análise de “Conformidade de Rótulo” ficou a cargo da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e a de “Design/apresentação” coube à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). As análises “Sensorial” e “Físico-química” foram realizadas respectivamente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC). Por solicitação específica dos concorrentes foi realizado também o teste de “Degustação”, a cargo de consumidores indicados pelo Clube Mineiro da Cachaça.

As amostras foram encaminhadas às instituições para análise em embalagens padronizadas e devidamente codificadas, sendo que a referarência da codificação permanece sob conhecimento exclusivo da comissão organizadora.

Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário