quarta-feira, 8 de julho de 2009

Programa quer descobrir novos talentos olímpicos

Para contribuir na formação de novos atletas olímpicos no País, a Fundação Vale lançou, nesta terça-feira dia (7), o programa Brasil Vale Ouro. O projeto vai ajudar a identificar talentos nas modalidades de judô, natação e atletismo nas cidades onde a mineradora atua. A ideia é aumentar o número de campeões olímpicos e criar boas perspectivas de medalhas para as Olimpíadas de dois mil e dezesseis. As atividades do programa vão funcionar dentro das Estações Conhecimento, centros regionais coordenados pela Vale para atender jovens entre sete e dezenove anos com projetos nas áreas de esportes, cultura e educação profissional. No lançamento do programa, no Círculo Militar de Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro, também foi lançada a pedra fundamental da Estação Conhecimento da Vila Militar, que vai beneficiar cerca de dois mil jovens da região. Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, destacou que a iniciativa vai ser modelo para outras unidades:

"Aqui em Deodoro, fazer essa Estação do Conhecimento nos deixa muito felizes porque nós vamos conseguir replicar isso em diversos outros lugares. E eu acredito firmemente que nós vamos tirar daqui vários campeões, mas não somente campeões no esporte, campeões na vida. Eu acho que esse é o grande objetivo desse trabalho que nós estamos fazendo."

Roger Agnelli lembrou ainda que a Vila Militar vai receber o Centro Nacional de Excelência do Brasil Vale Ouro, onde vão treinar todos os atletas das unidades regionais que obtiverem índice olímpico nas três modalidades: judô, natação e atletismo. Vão ser construídos dois alojamentos com capacidade para cem atletas, uma pista profissional de atletismo, arquibancada para mil e quinhentas pessoas, um moderno ginásio de judô, além das oficinas de capacitação para futuros técnicos esportivos. A piscina olímpica atual também vai ser adaptada aos padrões internacionais. O Centro é uma parceria da Vale, com os ministérios da Defesa e do Esporte.

Reportagem, Luciana Cobucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário