segunda-feira, 23 de março de 2009

Produtos brasileiros foram remetidos para 190 países


As exportações de produtos brasileiros, por intermédio do Programa de Exportação por Envios Postais, atingiram o valor equivalente a US$ 13 milhões em fevereiro. O bom desempenho também se refletiu no total de remessas despachadas ao exterior, via postal: quase doze mil unidades. No ano, as exportações já somam um valor acumulado de mais de US$ 24 milhões em remessas.

Para o ministro das Comunicações, Hélio Costa, os números mostram um crescimento contínuo desta modalidade de exportação. Em fevereiro, enquanto as exportações brasileiras tiveram uma queda de aproximadamente 2% em relação a janeiro, as exportações por via postal cresceram em torno de 17%.

Operado pelos Correios, o serviço Exporta Fácil, que teve sua criação coordenada pelo Ministério das Comunicações, tem importante participação no envio de mercadorias ao mercado exterior. É oferecido em todos os municípios do Brasil. O Ministério das Comunicações trabalha com a expectativa de, ainda no primeiro semestre de 2009, superar a marca de US$ 1 bilhão em produtos brasileiros exportados via serviço postal.

Nos últimos seis meses de operação, a Exportação Simplificada levou ao exterior 795 tipos diferentes de produtos brasileiros para 190 países. Os principais produtos exportados foram acessórios de veículos, artefatos de ferro, suportes para gravação de som, livros, obras de borracha e bijuterias, dentre outros.

Os Estados Unidos são o país que mais recebeu mercadorias brasileiras oriundas das remessas postais. Cerca de 23% dos produtos exportados foram enviados para destinatários norte-americanos. Logo abaixo, com 6% das exportações, Argentina, seguida de Venezuela, México e Chile.

O Exporta Fácil está disponível em todas as agências dos Correios e incentiva, principalmente, os pequenos e médios empresários brasileiros a realizar o comércio de produtos brasileiros no mercado internacional. A principal vantagem do envio via postal é a simplificação do despacho aduaneiro e a redução dos custos de embarque. Atualmente, o programa entrega produtos para cerca de 200 países.

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