sábado, 25 de setembro de 2010

25 de Setembro - "Dia do Rádio" - Veículo de comunicação completa 88 anos de história.

Neste sábado, 25 de setembro, é comemorado o dia do rádio. Como todos sabem, o mundo passou por transformações. As formas de se comunicar também. Novas maneiras de transmitir e compartilhar informações ganharam espaço e importância. Para o rádio não foi diferente. No dia 7 de setembro de 1922, o rádio foi inaugurado oficialmente, como parte das comemorações do Centenário da Independência. Algumas pessoas que viviam na "cidade maravilhosa", no Rio de Janeiro, puderam ouvir através de 80 receptores importados para a ocasião, o discurso do Presidente da época, Epitácio Pessoa. Óperas foram transmitidas diretamente do Teatro Municipal da cidade, alguns dias depois da inauguração. A partir disso, o rádio começou a se espalhar pelo território brasileiro. E em homenagem as pessoas que ajudaram a construir essa história o radialista e pesquisador Talvane Lukatto nos conta um pouco sobre sua história no rádio e a importância desse meio de comunicação:

"A minha história no rádio começou desde os 11 anos de idade. Eu queria ser locutor de rádio. Então desde essa idade eu comecei a juntar tudo que fosse relacionado ao rádio... gravações, adesivos de rádio, aparelhos radiofônicos, enfim, tudo que fosse relacionado ao rádio. E a partir daquele momento eu comecei a juntar esse material e montei um acervo onde retrata a história do rádio no Brasil. E aí depois disso eu me especialize,. me tornei um pesquisador, viajei vária regiões do Brasil fazendo pesquisas sobre a história do rádio Brasileiro. O rádio é tão importante para a sociedade brasileira que, inclusive, ainda há lugares no Brasil em que a televisão não chega e o rádio chega."

Apaixonado pelo que faz, o radialista e pesquisador Lukatto deixa um recado para as novas gerações de radiallistas:

"Queria parabenizar todos os radialistas do Brasil inteiro pelo trabalho desempenhado através do rádio. Dizer que o rádio continua forte e vai continuar sempre forte. Você que faz rádio hoje tem que ouvir bastante rádio. Acho que quando você gosta de uma coisa, você gosta de rádio você tem que ouvir rádio. Tem profissionais que não gostam de ouvir outras emissoras e ele termina o programa dele e vai pra casa e esquece, desliga o rádio. Mas você tem que ouvir o rádio, ouvir outros companheiros, os outros profissionais, ver o que está sendo feito de inteligente em outras rádios e é importante você profissional do rádio ouvir rádio."

O pesquisador e radialista, Talvane Lukatto, possui um acervo, que fica em sua casa, que conta ao todo com 64 receptores antigos de rádios, 15 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil e dois mil adesivos de rádios de vários países. Quem se interessar pelo tema pode entrar em contato pelo e-mail: memoriasdoradionoar@mirante.com.br. Este ano, o rádio comemora oitenta e oito anos, Com alcance de 96% da população nacional. E é considerado, entre os veículos de comunicação, o que dá maior cobertura porque atinge um público aproximado de 90 milhões de ouvintes.

Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário