domingo, 28 de fevereiro de 2010

Informações de Segunda-feira 01/03/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Profissões em alta 1: técnico em manutenção de aeronaves
07h00 - Profissões em alta 2: técnico em equipamentos biomédicos
07h30 - Casos de dengue no país crescem 109% em 2010
08h30 - Países caribenhos adotam modelo de agricultura brasileira
09h30 - Programa amplia fitoterápicos em Minas
10h30 - Planejamento evita que empresas fechem antes do primeiro ano
11h30 - Censo 2010 poderá ser respondido via internet
12h30 - Projeto de lei pode mudar horário de jogos de futebol
13h30 - Otimismo na indústria recua em fevereiro
14h30 - Mudanças no Imposto de Renda: contribuinte deve ficar atento
15h30 - Fim do carnaval marca baixa nos pacotes turísticos
16h30 - Selo para eletrodomésticos deve garantir segurança
17h30 - Aquecimento do mercado interno gera otimismo em empresários
18h30 - Clube de Investimentos ajuda a conhecer mercado de ações

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Habilidade e Competência: Duas palavrinhas chaves que fazem toda a diferença nos dias atuais.

As empresas estão cada vez mais interessadas em pessoas que saibam usar sua habilidade e toda sua competência em prol do crescimento das mesmas. Não adianta ter carisma, conhecimento, diplomas e mais diplomas se o indivíduo não tem a capacidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu durante toda sua vida, pois hoje em dia o dito popular "quem não tem competência não se estabelece" está atualizadíssimo em toda empresa que se preza.

Essas duas características "habilidade e competência", têm uma conotação muito abrangente do que tinham em tempos passados. Com a chegada da informática e com o crescimento assustador da concorrência, essas duas características precisam ser mais do que nunca aprimoradas por todo aquele profissional que deseja progredir e obter sucesso.

Faz-se necessário, então, que todo profissional descubra realmente suas habilidades e suas competências e as coloque em prática. Nos tempos atuais é de suma importância que o profissional que almeja sucesso coloque em ação o seu conhecimento e todo seu poder de ação, agindo sempre com o intuito de vencer os desafios e conquistar cada vez mais um lugar ao sol.

Outro fator importante para que a capacidade alcance seus objetivos é a determinação do profissional de observar as mudanças que acontecem no seu próprio interior, ou seja, coisas que antes tinham um valor importante e hoje não tem mais. Entender este processo é importante a fim de que este indivíduo cada vez mais possa progredir rumo ao sucesso profissional. É preciso compreender também que as empresas, hoje em dia estão interessadas em pessoas que estejam dispostas a usar suas habilidades em setores diferentes da empresa, pois o profissional competente é aquele que não recusa desafios e sabe encarar de frente as mudanças necessárias para sua vida profissional.

Em um futuro muito próximo as empresas pagarão aos seus funcionários não mais salários fixos ou comissões, pagarão sim, por seu desempenho e pela sua habilidade em lidar com os mais variados obstáculos. Este é mais um motivo para que todo profissional que deseja aprender e a crescer cada dia mais, não pare no tempo e ponha em prática todo a sua habilidade e toda sua competência a fim de que seu trabalho seja sempre notado e valorizado.

Entender as profundas mudanças pelos quais o mercado de trabalho está passando, é fundamental para toda pessoa que está em busca de sucesso e de projeção dentro do seu âmbito profissional. Porém as mudanças devem ocorrer em seu interior, como citei há pouco, e estas mudanças devem fazer parte da sua vida constantemente e não apenas em alguns períodos.

Crescer profissionalmente exige do profissional uma dosagem de coragem, determinação e força de vontade; agindo dessa maneira, o seu futuro, com certeza mostrar-lhe-á que todo seu trabalho aliado à sua habilidade e competência, foram essenciais para o seu sucesso.

Encerro este capítulo com uma dica muito importante para você:
Não espere o momento propício para agir e tomar decisões, comece a agir desde já, use seu poder intuitivo e comece a reinventar sua carreira profissional.

Eugênio Sales Queiroz

Memorial Minas Gerais Vale: Internautas irão ajudar a montar acervo fotográfico de Minas Gerais

Participe da construção da história de Minas Gerais; envie foto de sua cidade.
Você gosta de fotografia e possui em casa boas imagens de locais marcantes da cidade onde mora? Então, participe da campanha que vai ajudar a montar o acervo do Memorial Minas Gerais Vale. Os Diários Associados, por meio do Estado de Minas, do Aqui, da TV Alterosa e do Portal Uai, estão captando fotos que vão retratar os 853 municípios do estado.

Para reunir imagens de todos os municípios mineiros, os Diários Associados disponibilizam seu portal colaborativo, o Dzaí, para postagem do material, em uma comunidade virtual do projeto: www.uai.com.br/memorialminas.

Confira as especificações para publicação das fotos:

Informações técnicas:
Formato do arquivo: JPG
Tamanho: 1200 X 760 Pixels ou 42 x 26 cm
Resolução: 72 DPI
Cor

1.Se ainda não for cadastrado, efetue seu cadastro no Dzaí;
2.Após se logar no Dzaí, acesse a comunidade do Memorial Minas Gerais Vale no endereço www.dzai.com.br/comunidade/memorialminas e clique no botão "Participar";
3.Para enviar a sua foto, clique no botão "Envie o seu conteúdo". Para facilitar, se já estiver logado, clique aqui para enviá-la;
4.Todas as fotografias enviadas estarão disponíveis na categoria Fotos, no Painel de Controle, ao lado esquerdo da página. Sinta-se livre para criar novos tópicos e interagir também de outras maneiras.

Essa é uma forma de você participar, de forma efetiva, da construção da história de Minas Gerais. Envie já a sua foto!

Portal UAI

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Últimos dias para participar da Promoção do mês na Circuito das Águas FM.

Lique 3341 3903, deixe nome e telefone e concorra a um Auto-radio.
(Rádio Digital com CD Player, Frente Descártavel, Entrada para CD Externo, Relógio Digital. 200W PMPO).
Sorteio na Segunda-feira dia (1) primeiro de Março a partir das 10 horas da manhã.

Adultos de 30 a 39 anos também serão vacinados contra a gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou ontem (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).

De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.

A campanha de imunização começa no dia 8 de março.

Campanha incentiva dirigir com faróis acesos durante o dia.

Uma campanha iniciada ontem quinta-feira (25) em estradas da região de Campinas pretende incentivar motoristas a dirigir com os faróis acesos, mesmo durante o dia, para evitar atropelamentos. O gerente de operações de tráfego Rogério Bahú explica que trafegar com o farol aceso já é um procedimento obrigatório para motociclistas.
A Renovias, concessionária que administra a rodovia que liga Campinas a cidades do Circuito das Águas e do Sul de Minas, vai distribuir 25 mil folhetos nas praças de pedágio com mensagem que reforçam a importância de manter os faróis acesos, que tornam o veículo mais visível para outros motoristas e, principalmente, para pedestres.

EPTV Campinas/SP

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Informações de Sexta-feira 26/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Reciclagem de hábito1: pequenas atitudes salvam o planeta
07h00 - Reciclagem de hábito2: pequenas atitudes salvam o planeta
07h30 - Presos provisórios têm direito a voto em 11 Estados
08h30 - Projeto Biomas pode aumentar sustentabilidade do agronegócio
09h30 - Conab abastece rede de consumo da agricultura familiar
10h30 - Corrupção: Desvio de dinheiro público em obras limita o desenvolvimento do País, segundo o Confea
11h30 - Consea: investimentos federais ajudam Minas no combate à fome
12h30 - Fórum quer consolidar conceito de liberdade de expressão
13h30 - SiSU: aluno poderá participar de lista de espera
14h30 - Argentina, Brasil e Paraguai se unem contra dengue
15h30 - Campanha de vacinação contra Gripe A começa dia 08 de março
16h30 - Chocolates com alto teor de cacau são mais saudáveis
17h30 - Campanha vai alertar sobre qualidade da água
18h30 - Pesquisa: homens gastam mais que mulheres

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Selo personalizado marca 200 anos da Serva de Deus Nhá Chica.

As comemorações dos 200 anos do Batismo da Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, incluem o lançamento de um selo personalizado, que será acompanhado de um carimbo comemorativo. Ambos estarão disponíveis para colecionadores, mas também poderão ser usados em agências dos Correios. A cerimônia de lançamento está marcada para sexta-feira, 26, às 14h, na sede da Associação Beneficente Nhá Chica (ABNC). Para o lançamento do selo personalizado, estarão presentes diversas autoridades civis e eclesiásticas, entre bispos, padres, ministros, deputados, secretários de Estado, além de prefeitos e vereadores de toda a região, bem como os benfeitores e colaboradores da ABNC. Também participarão do evento as crianças do Coral Nhá Chica. Após o lançamento do selo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) poderá também lançar o mesmo selo como comemorativo e distribuí-lo em todo o país.
Leonardo Meira - Da Redação, com Diocese de Campanha (MG) Canção Nova Notícias

Telefonia e internet no Brasil estão entre as mais caras do mundo

O preço que o brasileiro paga pelos serviços de telecomunicações (internet banda larga, telefonia fixa e celular) caiu no ano passado em relação a 2008. Mesmo assim, o Brasil ainda tem um dos custos mais altos do mundo para esses serviços. E o acesso ao celular no Brasil ainda está uma década atrasado em comparação aos países lideres no uso da tecnologia.

O alerta faz parte do relatório anual produzido pela União Internacional de Telecomunicações sobre tecnologias da informação, considerada a avaliação mais completa do mercado. Para a entidade, o Brasil ainda não completou sua liberalização do mercado para operadores, e a falta de concorrência em algumas áreas ainda é um obstáculo. A taxa de penetração de celulares, por exemplo, é equivalente ao que Hong Kong, Itália, Luxemburgo ou Emirados Árabes tinham em 2000.

O Brasil subiu de forma marginal no ranking que mede a preparação de cada país em termos de tecnologia de comunicação, passando do 61º lugar para o 60º entre 2008 e 2009. Mas o País ainda não voltou à posição que tinha em 2002, quando estava entre as 50 economias mais competitivas nesse setor. O motivo da queda seria a relativa baixa educação da população, que prejudica o uso de novas tecnologias.

Outro fator é o custo ainda cobrado por operadoras que prestam serviços de comunicações. No geral, um brasileiro gasta 4,1% de sua renda para pagar por tecnologias de comunicação, taxa superior à de 86 outros países. A taxa é a pior entre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e perde também para Argentina e Irã, por exemplo. Proporcionalmente, um brasileiro gasta mais de dez vezes o que um cidadão europeu ou canadense gasta para se comunicar. A boa notícia é que o custo vem caindo. Em 2008, o custo era de 7,6% da renda do brasileiro.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Informações de Quinta-feira 25/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Alimentação inadequada de bebês aumenta tendência à obesidade
07h00 - Desconto na conta de luz exige cadastramento
07h30 - Ministério destina R$ 2,4 mi para implantação de feiras livres
08h30 - Pais devem levar filhos ao oftalmo neste início de ano letivo
09h30 - Resgate de ferrovias estimula turismo e cultura das cidades
10h30 - Pequenos negócios movem a economia brasileira
11h30 - Joias gaúchas fazem sucesso em novela da Rede Globo
12h30 - Confea lança movimento de combate à corrupção
13h30 - Pesquisa revela aumento no consumo de crack no Brasil
14h30 - Presença do farmacêutico nas farmácias combate a falsificação
15h30 - Radiação ultravioleta extrema pode se repetir nesta semana
16h30 - Saiba como se defender do golpe de notificação de cartório
17h30 - Suplementos alimentares exigem consumo equilibrado
18h30 - Seguro habitacional novas regras dão mais poder ao mutuário

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Confea lança movimento de combate à corrupção no País

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o Confea, lança o Movimento Anticorrupção na Engenharia. O objetivo é propor um aperfeiçoamento dos processos de contratação e fiscalização de obras e serviços nas áreas tecnológicas, além de conscientizar a sociedade da importância do tema. De acordo com dados da Transparência Internacional, as perdas com corrupção na Engenharia podem chegar a cinco trilhões de dólares em todo o mundo. No caso do Brasil, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, defende que o combate comece já no processo de licitação: "Nós entendemos isto como um processo que pode e deve ser feito já no processo de licitação. Você permitir licitações de empreendimentos sem ter todos os projetos completos para poder definir o que vai ser executado é uma das fontes possíveis de corrupção."

Matéria completa nesta quinta às 12h30m no Informativo da Circuito das Águas FM

Raios ultravioleta atingem índice máximo de radiação em 12 capitais do país

Os raios ultravioleta atingiram o índice máximo de radiação nesta terça-feira (23), em 12 capitais brasileiras. A escala de medição vai de 1 a 14. Quando a medição passa de dez, é considerado um índice muito alto para a exposição ao sol. Em 12 capitais o índice foi de 14 e em duas ficou acima de 11.

Segundo o meteorologista Jonathan Cologna, do Somar Meteorologia, índices elevados no verão são corriqueiros. “Nessa estação é normal um nível elevado de radiação solar em todo o país. A preocupação das pessoas neste período deve ser com o cuidado com a pele e com o tempo de exposição ao sol”, afirma.

Para evitar problemas causados por raios solares, a população deve evitar a exposição ao sol no horário entre as 10h e as 16h. De acordo com o dermatologista Cristiano Velasco, é necessário adquirir o hábito de aplicar o protetor solar. “O ideal é passar o protetor três vezes ao dia e criar esse hábito”.

Cobrança de tarifa por boleto bancário é abusiva, diz STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou abusiva a cobrança de tarifa pela emissão de boleto bancário ou ficha de compensação, constituindo vantagem exagerada dos bancos. A decisão foi tomada no julgamento de recurso dos bancos ABN Amro Real (hoje Santander) e do Nordeste do Brasil (BNB). Segundo o STJ, os serviços prestados pelos bancos já são remunerados pela tarifa interbancária. Assim, a cobrança por boleto seria “dupla remuneração”. Os bancos cobram pelo pagamento de uma fatura de outro banco em sua agência, o que não será mais permitido.

Lísia Gusmão Repórter da Agência Brasil

Brasileiros gastam US$ 1,2 bilhão no exterior em janeiro

Com o dólar mais barato, os turistas brasileiros gastaram no exterior US$ 1,21 bilhão em janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central na terça-feira (23). Em janeiro de 2009, esse valor havia sido de US$ 746 milhões.

Já os gastos dos estrangeiros no Brasil fecharam janeiro em US$ 566 milhões, ante US$ 495 milhões no mesmo mês de 2009.

Como os brasileiros gastaram mais em viagens ao exterior, o saldo em janeiro foi deficitário em US$ 650 milhões. Em janeiro de 2009, havia sido de US$ 250 milhões.

As imformações são da Folha Online.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Informações de Quarta-feira 24/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Contag: programa federal é essencial para renda no campo
07h00 - Governo lança plano para melhorar justiça e segurança pública
07h30 - Ministério quer ativar Fundo Nacional de Defesa Civil
08h30 - Programa do Leite combate desnutrição em municípios mineiros
09h30 - Economia da América Latina busca nível pré-crise
10h30 - Investimentos no turismo ajudam na superação do turismo
11h30 - Empresários votar redução da jornada é manobra eleitoreira
12h30 - Empresas têm 120 dias para aderir certificação digital
13h30 - Fiesp: redução de jornada pode elevar custos de empresas
14h30 - Receita: arrecadação federal em janeiro é a maior da história
15h30 - Vendas no varejo caem em dezembro e fecham ano em 5,9%
16h30 - Lotéricos temem prejuízo após caso do bolão premiado da Mega
17h30 - Setor de gás tem prejuízo de R$ 40 milhões devido a pirataria
18h30 - Indústria critica pressão no Congresso pela redução da jornada

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Reajuste da conta de água vai parar na Justiça

A Promotoria de Estado de Defesa do Consumidor quer cancelar o aumento de 3,96% nas contas de água, previsto para entrar em vigor em 1º de março. A petição para embargar o aumento foi encaminhada nesta terça-feira à 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e à 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pelo promotor José Antônio Baêta de Melo Cançado. Segundo ele, não há justificativa técnico-contábil para o reajuste anunciado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) e pela Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), já que as empresas deram lucro, mesmo estando com as tarifas congeladas no ano passado.

Sandra Kiefer - Estado de Minas para assinantes
Atualização e publicação em 23/02/10 às 12:30

Servidores: Governo reajusta auxílio-alimentação para R$ 304 e unifica valor em todo o País

O auxílio-alimentação pago aos servidores do Poder Executivo em todo o Brasil vai ser reajustado para trezentos e quatro reais. A portaria do Ministério do Planejamento que autoriza o aumento foi publicada no Diário Oficial da União. O reajuste já vai constar no contracheque deste mês e no início de março deve ser pago. Outra medida autorizada pelo Ministério do Planejamento foi a unificação dos valores pagos em todo o País. Em alguns casos, o reajuste pode chegar a cento e quarenta e um por cento.

Rádio Circuito das Águas FM - Perfil lotado no Orkut. (1.000 Amigos adicionados)

XTerra inicia a temporada 2010 em Minas Gerais

Um dos mais tradicionais circuitos de triathlon cross country, o XTERRA, dará sua largada nos dias 13 e 14 de março, em Minas Gerais. Esta primeira etapa, regional, levará os atletas ao Circuito das Águas, passando pelas estâncias minerais de São Lourenço e Caxambu.

Haverá provas de triathlon, com percurso de 1,5 quilômetro de natação, 26 de mountain bike e 9 de corrida, e de mountain bike, com percurso de 45 quilômetros. Outra opção disponível aos participantes será participar da corrida noturna em trilha, de seis quilômetros, além de poder levar as crianças para correrem as provas infantis.

Os ganhadores das categorias de elite do triathlon e da montain bike levarão para casa a bolada de 10 mil reais cada um. Isso depois de percursos que prometem bastante adrenalina e uma bela vista. “Essa região tem condições ideais para oferecer os desafios que os participantes do XTERRA procuram. Minas Gerais, como um todo, é perfeita para o mountain bike e, em cada etapa, vamos mostrar um pouco das belezas mineiras”, afirma Bernardo Fonseca, diretor da X3M Sports Business, empresa detentora dos direitos do XTERRA nas Américas.

Em 2010, o circuito terá 11 etapas, sendo a que acontece em Angra dos Reis (RJ) em setembro válida pelo Circuito Mundial e classificatória para a grande final no Havaí. As inscrições, que têm um número limitado de vagas, podem ser feitas no site www.xterrabrasil.com.br.

Fonte: WEBRUN - Publicação atualizada 23/02/2010 às 9h33m.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Informações de Terça-feira 23/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Programa garante comércio para 140 mil agricultores familiares
07h00 - Casos da doença de Chagas aumentam cerca de 20% ao ano
07h30 - Peso e modelo de mochila escolar podem afetar coluna de alunos
08h30 - Programa permite ampliação de licença maternidade
09h30 - Páscoa: mais de 60 mil vagas temporárias serão oferecidas
10h30 - Pesquisa: 73% das mulheres não pensam em aposentadoria
11h30 - Governo reajusta auxílio-alimentação para R$ 304 e unifica valor em todo o País
12h30 - Carnaval do Rio bateu recorde de visitantes e lixo
13h30 - Forte calor ajuda espalhar epidemia da dengue pelo país
14h30 - Governo considera grave situação política no DF
15h30 - Projeção da inflação para 2010 sobe pela 5ª vez consecutiva
16h30 - Receita libera download do programa para declaração do IR
17h30 - Torneio de educação: técnica antecipa inovações a deficientes
18h30 - Vaga na universidade já é possível consultar 2ª etapa do SiSU

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Receita libera para download programa da declaração do IR

Já está disponível para os contribuintes o download do programa para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, o Receitanet. A Receita Federal liberou o programa nesta segunda-feira, com uma semana de antecedência.

Baixe o programa no site da Receita

Violência contra mulher é destaque na semana de 22 a 26 na ALMG

A violência contra a mulher, em especial as circunstâncias que levaram ao assassinato da cabeleireira Maria Islaine de Morais, morta pelo ex-marido em Belo Horizonte, é um dos destaques na pauta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na semana de 22 a 26 de fevereiro de 2010. O tema será discutido com autoridades pela Comissão de Segurança Pública, na terça-feira (23), às 10 horas, no Auditório. Antes, na segunda-feira (22), a Comissão de Direitos Humanos vai a Coronel Fabriciano apurar denúncias de maus tratos contra detentos. Outros temas como meio ambiente e saúde também estão na pauta das comissões. No Plenário, um veto total do governador passa a travar a pauta de votações.

Setur/MG promove 1º workshop de turismo de negócios em 2010

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais e o Sebrae/MG, dá continuidade, a partir desta semana, ao “Workshop Marketing de Destinos”. A iniciativa, que teve início em 2008, está inserida no programa Turismo de Negócios, do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos da Setur, que visa o desenvolvimento e a consolidação da imagem de Minas Gerais como um destino para o Turismo de Negócios.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, o fortalecimento desse segmento turístico permite fomentar negócios por meio da realização de eventos, feiras e congressos, além de fortalecer a cadeia de prestação de serviços de Minas Gerais, e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Estado.

Durante o período, mantenedores dos C&VBx, representantes do trade turístico, autoridades, empresários do segmento, imprensa e estudantes estarão reunidos para debater os conceitos e aspectos relacionados ao turismo de negócios.

A ação busca o fortalecimento de cada elo das entidades e instituições ligadas ao segmento e, conseqüentemente, o aumento de número de associados e a profissionalização das empresas para atuarem de forma articulada em eventos de grande porte.

A criação de uma agenda compartilhada para a captação de eventos, onde todos os Convention trabalham de forma conjunta, é uma das prerrogativas do Turismo de Negócios. Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto são consideradas cidades-pólo do Turismo de Negócios no Estado e estão trabalhando em metodologia de rede por meio de participação conjunta em eventos de turismo, feiras e promoção conjunta do Estado.

O evento percorre as cidades de Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ouro Preto e Juiz de Fora entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

Planos de Saúde: A dupla tragédia das vítimas do crack

Operadoras se negam a buscar vagas para dependentes químicos, mesmo com resolução da ANS. Famílias estão sendo obrigadas a vender todo o patrimônio para bancar o tratamento.Tratar a dependência química não é mais uma decisão apenas do paciente, mas do quanto o orçamento doméstico é capaz de pagar. O tratamento, que pode custar mais de R$ 10 mil por mês nos centros especializados, consome não só o amor das famílias, mas as economias de vários anos, a paz e, em alguns casos, o patrimônio. Mesmo assim, o esforço de pais, avós e parentes costuma não ser suficiente para arcar com a conta do hospital. O peso deveria ser dividido com os planos de saúde, mas a cobertura para o tratamento ainda não é uma realidade ampla, apesar de ser garantida pelas normas do setor. O mais grave, contudo, é que a defasagem entre a pequena oferta das empresas frente à escalada da dependência química está transferindo a delicada decisão para a Justiça.

Jornal Estado de Minas. Matéria completa para assinantes aqui...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Informações de Segunda-feira 22/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Dengue: estados registram aumento e até epidemia
07h00 - Horário de verão: alimentação leve ajuda na readaptação
07h30 - Mortes nas estradas de Minas Gerais cai mais de 60%
08h30 - Nova técnica substitui cirurgias na coluna
09h30 - Exportações do agronegócio: brasileiro tem resultado histórico
10h30 - Andar de ônibus fica mais caro do que comprar uma moto popular
11h30 - Bolsa Família: jovem beneficiário se qualifica para o mercado
12h30 - Novas regras de seguro habitacional beneficiam o consumidor
13h30 - Inadimplência por cheques é a menor em 16 meses
14h30 - Déficit do INSS tem queda de 43,8%
15h30 - Construção de hotéis é fundamental para realização da copa
16h30 - Oportunidades de estágio serão abertas em diversas áreas
17h30 - Projeto altera data de faturas em caso de greve nos bancos
18h30 - Vale desenvolve em parceria com a USP o mais moderno simulador de trens do mundo

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Dicas de especialista em azeite.

Distinguir a safra, reconhecer o tipo de azeitona usada na fabricação do óleo e ainda combinar o s ingredientes com as mais diversas receitas é tarefa de todo dia para Marcus Bueno, da loja Oliviers & CO. Ele se especializou no assunto depois de fazer cursos e cursos pela Europa . Hoje já é um legítimo catador -- designação para os experts em azeite de oliva.

Segundo Bueno, aprender a comparar aromas e sabores do óleo extraído da azitona é até fácil. Só precisa dosar paciência e curiosidade. " Vale pesquisar, ler bastante e experimentar variados óleos para separar os tipos", diz. Confira outras dicas para saborear este que é chamado de "ouro líquido" pelo povos do Mediterrâneo.

1. No supermercado, observe em primeiro lugar a data de validade do produto. Note se há algum selo de qualidade e, por fim, confira a acidez, que deve estar abaixo de 1. Há quem sugira iniciar a degustação com azeites espanhóis.

2. Em casa, o óleo deve ser despejado em um recipiente pequenino -- pode ser uma taça de licor. Tente esquentá-lo de leve com o próprio calor das mãos. Esse "aquecimento" ajuda a liberar o bouquet.

3. Sinta os aromas. Beba um pouquinho e tente puxar um pouco de ar pela boca. Deixe o azeite repousar um pouco nas papilas. Engula ou cuspa, se conseguir.

4. Coma um pedaço de maçã verde ou ainda uma fatia de pão entre uma degustação e outra e volte a fazer o ritual.

Revista Saúde

Endividamento da pessoa física cresceu 19,7% em 2009

O endividamento da pessoa física cresceu 19,7% no ano passado e os compromissos das famílias com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos bancários, Previdência Social e gastos direcionados para habitação e financiamento rural somaram R$ 637,393 bilhões, de acordo com números do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central (BC).

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Explicando política às crianças III

Tão bonita, a idéia da democracia! Melhor não há. Os cidadãos, educados, conscientes das suas necessidades, no exercício da sua liberdade, sem compulsões, sem enganos, escolhem por meio do voto aqueles que serão os seus representantes. Na cidade, os vereadores, no estado, os deputados estaduais, no país, os deputados federais e os senadores. Nada mais transparente. Nada mais honesto.

E os representantes do povo, dominados por um único ideal: trabalhar para o bem comum. No ato de se aceitarem como representantes do povo eles deixam de lado a sua vontade, os seus interesses privados, particulares. Tornaram-se depositários da vontade do povo. Quando pensam e agem não pensam e agem de acordo com os seus interesses. Apenas uma pergunta informa o seu pensar e o seu agir: “É do interesse do povo?”

É assim que eu quero. É assim que todo mundo quer. Como é linda a democracia quando escrita no papel! O problema é que o que está escrito não é aquilo que é vivido. O poder corrompe os ideais.

Mas há uns tipos geniais que são capazes de ensinar a política não como malandragem, não como ciência, mas como literatura. É o caso de George Orwell. Um dos seus livros é o 1984. Quando ele o escreveu o ano de 1984 estava tão longe! Orwell percebeu como ninguém que o poder é um jogo no qual a peça mais poderosa é a linguagem. É através da linguagem que o poder domina as pessoas por dentro. A paixão por um partido é um caso de perturbação psicótica da linguagem. O apaixonado alucina: toma a linguagem por realidade. O que se ama é aquilo que a linguagem marcou dentro de mim. Não se vota num candidato. Vota-se naquilo que se diz sobre ele. As CPIs são todas arenas onde se travam batalhas da linguagem. É a linguagem que dá credibilidade ao poder. Mas Orwell escreveu também um livrinho bem pequeno, uma fábula que até as crianças entendem, Animal Farm ( em português A revolução dos bichos ) que é uma delícia de clareza, sutileza, humor e terror... É a estória dos bichos de uma fazenda, cavalos, porcos, vacas, cabritos, patos, gansos, cachorros...Cansaram-se de ser explorados pelo fazendeiro e resolveram fazer uma revolução. Juntos, unidos, expulsaram o fazendeiro aos coices e dentadas. Estava terminada a primeira fase da revolução. Segunda fase: Era preciso que as leis fossem claras e transparentes e que expressassem a vontade de todos os animais. Para o conhecimento de todos elas foram pintadas em letras enormes na parede de um paiol. A primeira lei era: “Todos os bichos são iguais”. Terceira fase: Quem serão os líderes? Terão de ser escolhidos democraticamente. E assim foi ( não vou contar quais foram os bichos escolhidos para líderes...) . Entretanto, depois que os líderes se assentaram no poder, coisas estranhas começaram a acontecr. Por exemplo: num belo dia, ao acordar, os animais viram que a primeira lei havia sido modificada. Estava lá escrito na parede do paiol: “ Todos os bichos são iguais. Mas alguns bichos são mais iguais que os outros...” Não vou contar o fim da parábola. O que importa é que Orwell percebeu a armadilha do poder: depois que se dá a um grupo o poder para determinar as leis, não há formas de impedir que ele estabeleça as leis que lhe são convenientes. Os que eram antes oprimidos, de posse do poder, se transformam em opressores. Será essa a ironia da história, que cada luta pela liberdade se transforme sempre numa nova forma de opressão? Parece que só pode ser partido ético o partido que não está no poder. O poder cria imperativos de outra ordem.

Crônica completa aqui...

Madonna decide comprar apartamento no Leblon

Apaixonada pelo modelo brasileiro Jesus Luz, ela decidiu comprar um apartamento no Leblon, um dos mais badalados bairros cariocas. Do seu lado, o namorado só pensa em homenagear sua musa e tatuou na perna esquerda uma imagem que reproduz uma das capas de disco da cantora.

Madonna recebeu doação milionária da Brahma

Foi assim, com um largo sorriso no rosto que Madonna recebeu, na noite do dia 13/02, uma doação da Brahma no valor de US$ 1 milhão para o programa educacional Success for Kids, criado pelo instituto de mesmo nome, representado pela popstar. A ONG tem como um de seus objetivos oferecer suporte ao desenvolvimento emocional a crianças e famílias em situação de risco e fará uso desse valor para apoiar o início oficial das ações da entidade no Rio de Janeiro, previsto para março deste ano. As atividades serão desenvolvidas com foco nas comunidades menos favorecidas, exposta à violência, e serão colocadas em prática por meio de parcerias com escolas públicas e organizações sociais. O SKF iniciou suas atividades em 2001 e já atingiu mais de 100 mil crianças nos oito países em que atua. “No Rio de Janeiro, começamos a trabalhar no ano passado por meio de um projeto piloto e, no mês que vem, iniciaremos oficialmente nossas atividades em terras cariocas”, afirma Estela de Wulf, Diretora Geral do Success for Kids no Brasil.

Master Turismo comemora balanço positivo para o setor após o Carnaval

Após ano difícil, mercado turístico começa 2010 com acréscimo significativo em vendas em função do aumento da procura por pacotes de viagem de lazer em fevereiro

O feriado de Carnaval é uma das datas comemorativas que mais movimenta o mercado de turismo no Brasil. Em Minas, a agência Master Turismo tinha a expectativa de fechar as vendas do período com aumento de 20% em relação a 2009, mas a procura pelos pacotes foi maior e o fechamento final mostrou um acréscimo de 35%.

Os destinos mais procurados no Brasil foram Natal, Maceió, Fortaleza, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Salvador. Buenos Aires, na Argentina, foi o campeão de vendas no turismo internacional, seguido de Santiago, no Chile, Punta Cana, no Caribe e Cancun, no México.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Inscrições para os Jogos do Interior de Minas vão até o dia 1º

As inscrições para a 26ª edição do programa Minas Olímpica JIMI - Jogos do Interior de Minas 2010, evento promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), terminam no dia 1º de março de 2010. As inscrições deverão ser feitas no site oficial dos jogos (www.jimi.mg.gov.br). O evento reúne municípios de todas as regiões de Minas Gerais e tem por objetivo levar o esporte ao interior do Estado, promovendo a integração sócio-esportiva entre atletas de diversos municípios mineiros.

Para facilitar o cadastro dos municípios, a coordenação dos jogos atualizou o sistema de inscrição SIGE. A Seej destaca a importância de os representantes municipais acompanharem os boletins e notas oficiais inseridos no site oficial, dos quais constam informações a respeito do andamento das ações para os jogos no próximo ano.

Os municípios que realizarem o seu cadastro até 1º de março de 2010 terão assegurada a sua vaga para as disputas coletivas. Em julho de 2010, terão início as inscrições para as modalidades individuais e para as competições para pessoas com deficiência. Informações: (31) 3269-9343.

Os jogos do Interior de Minas é a maior e mais tradicional competição do esporte especializado realizada no Estado. Em 2009, foram inscritos 13.768 atletas, de 146 municípios.

Parceria e apoio: Rádio Circuito das Águas FM 90,3

No Ar.... na Circuito das Águas FM novos Spots "Todos Pela Educação" .

Casos suspeitos de dengue sobem 89% em MG

Ele, que tem apenas meio centímetro e voa em silêncio, tem tirado o sono dos mineiros, há duas décadas, e feito muito barulho em Minas Gerais. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, pode ter picado 9.658 pessoas no estado apenas nas três primeiras semanas de janeiro. Se comparado com o mesmo período de 2009, o aumento é de 89% no número de casos suspeitos. Em pouco tempo, o mosquito matou uma pessoa em Arcos, na Região Centro-Oeste de Minas. Na quinta-feira, diante do quadro cada vez mais preocupante em todo o território mineiro, o governador em exercício, Antonio Augusto Anastasia, lançou o Plano Estadual de Enfrentamento da Dengue. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões para o combate ao inimigo número um do país durante o verão.

Considerado por autoridades de saúde como perigosa ameaça, o número de municípios prioritários para combate ao Aedes mais do que triplicou – de 26 cidades em alerta, no início do ano, hoje são 85 que estão no foco da atenção. “O mais preocupante ainda continua sendo a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a própria capital, por causa do alto índice de infestação. Tudo está a favor do inseto, enfrentamos muito calor em janeiro e as fortes chuvas em dezembro”, frisa, preocupado, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

Campanha propõe mudança econômica

Celebração ecumênica na PUC Minas convoca cristãos a refletir sobre desigualdade, solidariedade e capitalismo.
Uma mudança urgente no modelo econômico vigente. Esse é o pedido dos cristãos brasileiros a todo o mundo durante a Campanha da Fraternidade, aberta ontem em Belo Horizonte, com o tema Economia e vida e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Este ano, o movimento católico é ecumênico, a exemplo do ocorrido em 2000 e em 2005, e conta com a participação do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), composto pelas igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia. “Quando promovemos ecumenicamente, estamos tocando a alavanca fundamental para a vida da sociedade”, afirmou o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Segundo ele, a Igreja Católica no país e os cristãos em geral estão fazendo uma crítica direta ao capitalismo. “Por que tanta exclusão, desigualdade, uso e abuso da natureza?”, questionou. O arcebispo também explicou a relação entre a economia e os preceitos religiosos: “ A fé tem relação com a economia, já que essa tem tudo a ver com a vida e a vida, por sua vez, é um dom de Deus”. Dom Walmor acrescentou que os fiéis serão chamados a refletir também sobre várias outras questões, como o balizamento ético da sociedade. Ele lembrou a crise política no Distrito Federal. “É um tempo de corrupção e de danos ao erário público porque falta consciência moral às pessoas”, ressaltou.

Jornal Estado de Minas para assinantes

GRIPE A: Agentes de saúde são fundamentais para o sucesso da campanha de vacinação

A partir do mês que vem, o Ministério da Saúde vai começar a campanha nacional de vacinação contra a gripe A. O objetivo é vacinar mais de sessenta milhões de pessoas. O processo de imunização vai ser feito em etapas para cada grupo que precisa receber a dose da vacina . Profissionais de saúde, índios e pessoas com doenças crônicas estão entre os grupos que vãoser imunizadas. A tarefa de atender a um número tão grande de pessoas vai contar com o apoio dos agentes do Programa de Saúde da Família. O trabalho deles, conversando com as pessoas de casa em casa , é fundamental para o sucesso da campanha, como destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família, Gustavo Gusso:

"Os agentes de saúde vão estar instruídos e capacitados para orientar a população como vai ser o processo porque tem quatro etapas, qual grupo está pegando em cada etapa e os motivos pra se fazer desta maneira."

Além de informar sobre a cimportância da vacinação, os agentes e de saúde vão orientar a população a tomar medidas que evitem a propagação do vírus H1N1:

"As medidas de higiene ajudam a prevenir e ajudam a evitar morte. Nas questões alimentares, evitar o contato da mão, depois que assoar o nariz, com talher, pegar no ônibus. Esse tipo de coisa que é tão corriqueiro e a gente esquece que é isso, às vezes, que evita um problema maior."

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família alerta que a vacina só não deve ser tomada por quem tem alergia a ovo. A vacinação contra a gripe A começa no dia oito de março e termina no dia sete de maio.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Informações de Sexta-feira 19/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Bolsa Família: 1,1 milhão de inscritos devem atualizar cadastro
07h00 - Centros de Referência atuam no combate ao trabalho infantil
07h30 - Começam novas regras para venda de remédios nas farmácias
08h30 - Horário de Verão termina no próximo domingo
09h30 - Igrejas pedem reflexão para diminuir diferenças sociais
10h30 - Indústria quer financiar móveis junto com casa própria
11h30 - Desistência estudantes têm direito a devolução de matrícula
12h30 - Indústria propõe mudança de horário para melhorar trânsito
13h30 - Linhas de artesanato valorizam turismo na Serra gaúcha
14h30 - Novas regras de seguro habitacional beneficiam o consumidor
15h30 - Páscoa ovos perdem peso com a promessa de manter preços
16h30 - Problemas climáticos pode cancelar pacote sem multa
17h30 - Projeto ajuda a popularizar programas de computador
18h30 - Aumenta em 13% o número de mortes nas estradas no Carnaval

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Carnaval 2010 foi mais violento nas estradas, diz Polícia Rodoviária Federal

O número de mortes e acidente nas estradas federais do país durante o carnaval foi 13% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Da meia-noite de sexta-feira até a meia-noite da quarta-feira de Cinzas aconteceram 3.233 acidentes e 143 mortes nos 66 mil quilômetros de estradas federais, de acordo com o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O dia mais violento, segundo a corporação, foi sábado, quando foram registradas 37 mortes em desastres.

No ano passado, foram computados 2.865 acidentes e 127 mortes. O número de feridos, neste ano, também foi maior: 7% (1.912 contra 1.784).

Assim como no ano passado, Minas Gerais foi o Estado que teve mais mortes (26) e mais acidentes (493) durante o feriado.

As outras mortes aconteceram no Rio de Janeiro e Bahia (11 em cada), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (10 cada), Paraná (9) e Goiás (8)

Ultimo Segundo IG

Projeto incentiva internautas a enviar fotos dos 853 municípios mineiros

A quatro meses da sua inauguração, o Memorial Minas Gerais, que ocupará o antigo prédio da Secretaria da Fazenda (SEF), dentro do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ganha parceria para traçar melhor – e sem retoques – o retrato do estado. Com o objetivo de mostrar “a cara” dos 853 municípios, começa uma campanha, tendo à frente os Diários Associados, via Estado de Minas, Aqui, TV Alterosa e Portal Uai, para captação de fotos das cidades. O Circuito Cultural é um projeto do governo estadual.

O interesse maior nesta campanha, segundo Cardia, é pelas fotos que contemplem o município como um todo: “No nosso arquivo, temos poucos registros de vistas gerais. Queremos imagens atuais, e não de pontos específicos como residências e outros menos representativos”. Para enviar as fotos, o colaborador deve acessar o endereço eletrônico www.uai.com.br/memorialminas/, fazer o cadastramento e se tornar membro da comunidade Memorial Minas Gerais. As fotos coloridas devem ser no formato do arquivo JPG, no tamanho 1200 x 760 pixels ou 42cm x 26cm na resolução 72 DPI. A postagem do material deverá ser até o início de abril.

Portal UAI - Clique AQUI...

Projetos demais e nenhuma votação na Assembleia

Embora não tenham votado em duas semanas de trabalho, deputados estaduais apresentam mais 81 propostas. Quase metade trata de nomes de ruas, doação de imóveis e concessão de títulos de utilidade pública.

ENEM: Escolas federais de MG ainda têm 3,3 mil vagas

Das 5.176 cadeiras disponíveis em universidades do estado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 63% não foram preenchidas na primeira rodada de matrículas. A segunda etapa de inscrições vai até sábado.

Farmácias atropelam proibição da Anvisa

Entra em vigor hoje resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que proíbe drogarias de deixar medicamentos em prateleiras ao alcance dos clientes. Mas norma não será seguida pela maioria dos estabelecimentos, embora esteja prevista multa de até R$ 1,5 milhão em caso de descumprimento. Grandes redes, como a Araujo, Raia e Pacheco, manterão analgésicos, antitérmicos e antiácidos nas gôndolas, amparadas por liminar obtida pela associação de farmácias Abrafarma, com base em legislações estaduais.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Informações de Quinta-feira 18/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Beneficiária do Bolsa Família investe na educação dos filhos
07h00 - Cobrança por sacolas plásticas pegaria no Brasil?
07h30 - Férias: depois do Carnaval são mais tranquilas e custam menos
08h30 - Pós-carnaval dieta desintoxicante ajuda a restabelecer
09h30 - Previdência: auxílio a parentes de presos tem rígido controle
10h30 - Ficou sem água ou luz? Peça abatimento na conta.
11h30 - Salário mínimo: fundo pode socorrer prefeitura em dificuldade
12h30 - Sonegação fiscal sobre o álcool chega a R$ 1 bilhão por ano
13h30 - Novas notas de Real atendem pessoas com deficiência visual
14h30 - Redução da jornada pode aumentar nos custos e informalidade
15h30 - Número de vagas de estágio deve crescer até 15% em 2010
16h30 - Evolução tecnológica exige qualificação dos profissionais
17h30 - Ressaca Carnaval inviabiliza votações na Câmara e no Senado
18h30 - Senador pede expulsão de vice no DF e intervenção no diretório

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Governo de Minas lança nesta quinta-feira o Plano Estadual de Combate à Dengue

O governador em exercício Antonio Anastasia faz o lançamento, nesta quinta-feira (18), na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), em Belo Horizonte, do Plano Estadual de Combate à Dengue. O objetivo é mobilizar toda a população mineira para mudança de hábitos e para incorporar atitudes na sua rotina que contribuam para a eliminação dos focos de dengue.

Novas regras para venda de remédios nas farmácias começam na quinta-feira

Clientes não terão mais acesso aos medicamentos. Multas para quem não cumprir regras chegam a R$ 1,5 milhão. As novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para venda de medicamentos entram em vigor na quinta-feira (18). Analgésicos, antitérmicos, antiácidos e remédios agora devem ficar do lado de dentro do balcão. Para ter acesso a esses medicamentos, é preciso pedir ao funcionário da farmácia.

Polêmica na educação infantil

Mudanças nos critérios de matrícula no ensino fundamental de todo o país, com antecipação de datas que, em Minas, chegam a três meses, vão provocar atraso de um ano na vida escolar de milhares de crianças das redes pública e particular. A polêmica medida do Conselho Nacional de Educação (CNE), que divide opiniões de pais e professores, determina a entrada no ensino fundamental de crianças de 6 anos completos ou a completar até 31 de março do ano letivo.

Jornal Estado de Minas para assinantes

Deputados disputam prefeitos no período pré-eleitoral

A guerra está em curso e os soldados em campo aberto procurando camuflar táticas para a cooptação de votos. O fogo adversário e amigo está centrado nos prefeitos. À frente das máquinas administrativas locais, eles são de longe o melhor atalho para se chegar aos eleitores, sobretudo aqueles dos rincões dependentes de intervenção do poder público para a garantia de obras e serviços de toda a ordem. “Invasão das bases” e “ocupação de território” são as expressões que frequentam as rodas de deputados no plenário, nos corredores e nos gabinetes da Assembleia Legislativa.

Bertha Maakaroun - Estado de Minas

Cadeira numerada no cinema pode virar Lei em MG

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) vai apresentar emenda ao projeto de lei do Estatuto do Cinéfilo (PL 685/07), logo depois do Carnaval. A emenda obriga os cinemas a vender ingressos com cadeira numerada. Tal como acontece com teatros, empresas de ônibus de viagem e companhias aéreas. E como já acontece nos cinemas de inúmeras cidades brasileiras.

MEC recebe inscrições para seleção unificada

A segunda etapa de inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece 29.240 vagas nas 51 instituições participantes, entre universidades e institutos federais. Mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa, um total de 47,9 mil, não foi preenchida. O sistema começou a receber inscrições às 6h de ontem. Alguns internautas tiveram dificuldades para acessar o sistema na manhã de ontem, mas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Sisu opera normalmente. O prazo termina sábado. Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: das 6h às 23h59.

Já a terceira etapa vai de 1º a 3 de março. A lista dos aprovados será divulgada dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março. O Sisu seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino que não aderiram ao Sisu, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição. Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para 0800-616161 ou consultar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Informações de Quarta-feira 17/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu - MG

06h30 - Nutricionista recomenda comer menos e seis vezes ao dia
07h00 - Perder medo de dentista é possivel
07h30 - Prefeituras terão recursos federais para cozinhas comunitárias
08h30 - Programa da agricultura familiar terá R$ 622 mi em 2010
09h30 - SUS terá centro de reabilitação visual
10h30 - Carboidratos refinados podem desencadear hipoglicemia reativa
11h30 - Nota fiscal deve incluir cobrança de serviço
12h30 - Tornar-se Microempreendedor Individual agora demora 5 minutos
13h30 - Fim da crise é bom momento para rever lei trabalhista
14h30 - Água mineral é a melhor opção para hidratar o organismo
15h30 - Cresce denuncias de exploração sexual em Minas
16h30 - Desbloqueio de celular pode qualificar serviço das operadoras
17h30 - IR começa a hora de separar documentos
18h30 - Jornada de 40 horas pode provocar demissões no comércio

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui…

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Balneário recebe mais 50 mil turistas que, além da folia, buscam contato com a natureza

Refúgio para centenas de pessoas durante todo o ano, Nova Ponte realiza um carnaval que se destaca como um dos principais destinos dos foliões do Triângulo Mineiro, de Belo Horizonte e até do interior paulista. Localizada a cerca de 80 quilômetros de Uberlândia, a cidade do Circuito das Águas deve atrair pelo menos 50 mil pessoas nos quatro dias de folia. Só ontem passaram por Nova Ponte, aproximadamente, 45 mil turistas, além de outros 1,6 mil que estavam acampados em barracas montadas ao redor da represa. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Ribeiro Torres, além dos 10 hotéis e pousadas, a cidade tem estrutura para receber os foliões. “O projeto para implantar o turismo requer planejamento e deve ser constante, mas já temos banheiros, bares, segurança, salva-vidas e policiamento 24 horas durante os quatro dias de carnaval.”

São João Del-Rei/Mariana - Na praia dos mineiros

Quem disse que Minas Gerais não tem praia está redondamente enganado. Se a natureza não colaborou, não tem problema. Moradores e turistas de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, usam e abusam da criatividade para ter a sua e fazer, com o carnaval, a mistura perfeita. Esse é o lema dos seguidores do bloco Vamos a la playa. A concentração é na Avenida 8 de Dezembro e o traje obrigatório são biquínis e sungas. E, nesta época do ano, vale também sair de boia atravessada pelo corpo e touca de banho na cabeça. O sol está garantido, quanto à água do mar... Essa é substituída por jatos de mangueiras jogados pelos moradores e por uma superducha diretamente do caminhão-pipa da companhia de abastecimento da cidade.

Sul de Minas vai exportar eletrônicos para a Ásia

Indústrias do Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, que já vendem para a América Latina e EUA, vão abrir escritório em Taiwan, com duas filiais na China, para facilitar a exportação, principalmente de produtos de radiodifusão e TV digital.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Horário de verão termina no próximo domingo.

Depois de 126 dias, o horário de verão termina à zero hora do próximo domingo (21). Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora.
Em outubro, ao decretar o horário de verão, o governo estimou que a economia de energia chegaria a 5% nos horários de pico de consumo.

Todo mundo extravasa no Carnaval em Campanha

Um 'mar de gente' cobriu as ruas de Campanha, no sul do estado. O Carnaval organizado por jovens da cidade atrai foliões de todo lugar. Jornal da Alterosa 2ª Edição.

Violência nas ladeiras de Ouro Preto

Jovens protagonizam uma cena de selvageria em frente a uma câmera da equipe da TV Alterosa, que cobria o carnaval de Ouro Preto, nesse domingo, 14 de fevereiro. Um homem foi brutalmente ferido durante uma briga envolvendo vários rapazes.

Portal UAI - Jornal da Alterosa 1ª Edição Clique aqui...

Sobe para 149 número de detidos por fazer xixi nas ruas do Rio

Desde sexta-feira (12), ao todo, 149 pessoas foram detidas – a grande maioria homens - por fazer xixi na rua, entre elas, cinco estrangeiros: uma mexicana, um italiano, um inglês e dois dinamarqueses. Todos responderão por ato obsceno e atentado ao pudor, e tiveram que assinar um termo de conduta com data marcada para se apresentar no Juizado Especial Criminal. A pena varia de três meses a um ano de prisão, mas pode ser substituída pela prestação de serviços comunitários.

Jornal britânico analisa profissionalização no Carnaval brasileiro

Uma reportagem publicada na quinta-feira (11/2) pelo diário econômico britânico Financial Times investiga o nível de profissionalização nas escolas de samba brasileiras e diz que elas estão “descobrindo a arte da administração”. O jornal comenta que, assim como os clubes de futebol, as escolas de samba são organizações sem fins lucrativos cuja diretoria, por lei, não pode ser remunerada. “Isso significa que eles tendem a depender mais de amor, paixão e dedicação altruísta do que de disciplina e processos”, diz a reportagem.

Apesar disso, afirma o texto, “assim como muitos clubes de futebol evoluíram de instituições comunitárias para organizações com administração profissional, muitas escolas de samba estão sob pressão para melhorar seu desempenho com a introdução de ferramentas de administração desenvolvidas no mundo dos negócios”.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Caxambu - MG -Informações de Segunda-feira 15/02/10 na Circuito das Águas FM 90,3 – Caxambu -MG

06h30 - Agricultor relata êxito do Programa de Aquisição de Alimentos
07h00 - Estoques dos bancos de sangue estão baixos e precisam de doadores
07h30 - Plano Collor: correntistas têm até fim do mês para recorrer
08h30 - Centros orientam famílias e combatem exploração sexual
09h30 - Segredos simples para emagrecer e continuar magro
10h30 - Empresas apóiam maior competição de educação das Américas
11h30 - Estados terão verba extra para divulgar turismo fora do país
12h30 - Evolução tecnológica exige qualificação dos profissionais
13h30 - Invista em boa alimentação e hidrate-se durante o carnaval
14h30 - Sociólogo: caso Arruda é um disparo histórico contra corrupção
15h30 - Inovação permite que cão fique em casa com cuidados via web
16h30 - Planejamento financeiro é importante após as férias
17h30 - Lança-perfume provoca euforia e pode levar a morte
18h30 - Tradicional bloco carnavalesco do DF vai abordar escândalos

De 08h00 às 17h00 - de hora em hora: "Minuto Noticia" - O Brasil e o Mundo em 60 Segundos.

Circuito FM ao vivo: Clique aqui...

Site: www.radiocircuitofm.com.br

Pesquisa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Participe: www.turismo.mg.gov.br

MG: Carnaval em Diamantina atrai milhares de foliões

Carnaval no Brasil não está só restrito aos grandes centros, como Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. A cerca de 700 km do Rio, a maior festa popular do País toma conta das cidades históricas de Minas Gerais.

Com mais de 200 anos, Diamantina tem uma dos maiores carnavais da região e recebe por ano 25 mil pessoas - 80% jovens de 18 a 25 anos -, que se somam aos 47 mil habitantes locais.

Em meio ao casario secular em estilo barroco do século 18 tombado pelo patrimônio cultural da humanidade, os foliões sobem e descem ladeiras ao som de marchinhas, samba, MPB e funk, pelas mesmas ruelas estreitas em que o presidente Juscelino Kubitscheck e a escrava Chica da Silva caminharam.

Com a adesão de Diamantina ao Carnaval das cidades históricas de Minas Gerais, a prefeitura organizou os horários das saídas dos blocos e montou palcos com diferentes estilos musicais, todos com músicos da terra, segundo afirma Márcia Betânia Oliveira Horta, secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.

"Considero os blocos ilhas de tradição, que a cada ano se renovam compondo marchinhas que fazem sátiras do cotidiano. E o melhor de tudo isso é que 100% dos artistas são locais", disse Márcia.

Muitos foliões preferem fazer seu próprio Carnaval utilizando potentes equipamentos de som, seja em frente às repúblicas ou casas alugadas, ou fixados nos automóveis. Qualquer uma das estratégias é eficaz para atrair centenas de foliões. É só o carro parar no meio da rua que logo a festa está formada.

Quem não gosta muito desse novo jeito de brincar Carnaval são os mais antigos. Com dezenas de Carnavais na cidade, Marieta Motta Moura mantém com dois irmãos uma casa no coração do centro histórico.

"Nós tínhamos escolas, fazíamos fantasias, música, tudo. Hoje em dia esses carros de som tomaram conta", afirmou Marieta. "Mesmo assim a gente vem para cá porque os filhos gostam e é uma oportunidade de reencontrar os amigos."

Para renovar as energias, o programa preferido dos foliões durante o dia é tomar banho de cachoeira. A mais procurada é a dos Cristais, na localidade de Biribiri, vila de uma antiga fábrica têxtil a 15 km do centro da cidade e que faz parte do Parque Estadual do Biribiri.

Um dos shows mais esperados pelo público ocorre no sábado de Carnaval, quando a banda Bat-Caverna invade o palco principal. Do alto, o homem morcego "voa" aterrissando no palco.

Além de Diamantina, o Carnaval também atrai turistas a Mariana, Ouro Preto, Tiradentes e São João Del-Rei. Todas as cidades tiveram os belos centros construídos a partir da exploração do ouro e do diamante.

Portal Terra

Carnaval 2010 no Brasil: Povo faz o show

Cerca de 1,5 milhão de pessoas saíram atrás do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo (foto), no Recife, ao som de 25 trios elétricos. No Rio, onde ontem blocos como o Cordão do Bola Preta, também arrastaram multidões, hoje é dia da abertura do desfile das escolas de samba do grupo especial, com Imperatriz, Salgueiro e Beija-Flor na avenida. Na primeira bateria de apresentações em São Paulo, Tucuruvi, Rosas de Ouro e Vai-Vai foram as mais aplaudidas. Minas balança Foliões tomaram as ladeiras e baixadas de Ouro Preto, com o tradicional Bloco do Caixão e muito axé. A cuíca também roncou em Mariana, Sabará e Diamantina. Em Juiz de Fora, 80 mil sambaram ao som da Banda Daki.

Jornal Estado de Minas para assinantes

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Em cima do muro?

"Na tentativa de escaparmos dos extremos, a gente quer fugir logo para o meio, onde pensamos que está o equilíbrio.. achamos que ali está a maturidade, ou a saúde mental; se a gente observar, o meio é uma posição perigosa, de desinteresse e falta de envolvimento: "em cima do muro", neutralidade. Só que a vida não permite isso da gente porque ela não pára, nem é neutra. É cômodo, mas insatisfatório. Ficar no "meio" indica indiferença. Nela não há interação direta nem calorosa... nos escondemos para não mostrarmos nossas preferências, sentimentos ou limitações. Quem opta pelo meio nunca será um covarde, mas nunca será um herói, nunca terá débito, mas também nunca terá crédito, não deixará transparecer a raiva, nem muito menos o amor. Não revelará fraqueza, mas jamais demonstrará força. É uma vida apática, insípida e vazia, na fronteira entre a loucura e a sanidade... não haverá saúde, auto-realização ou autenticidade na posição de neutralidade.

Fonte: Comunidade Conquistando o Equilíbrio: Texto Liw.

Seja Quente ou Frio, pois Os Mornos Eu Vomitarei.

Adolescente é baleado em baile de Carnaval em Caxambu/MG

Uma discussão entre dois adolescentes durante um baile de Carnaval em Caxambu, no Sul de Minas Gerais, terminou com um deles baleado. Segundo a polícia, um menino de 15 anos acertou três tiros em um jovem de 17, na madrugada de sábado (13). O crime aconteceu no Centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, o autor dos disparos estava acompanhado do pai. Mesmo baleado, a própria vítima chamou a polícia. Dois tiros acertaram o ombro e o outro pegou um dos dedos da mão direita. A vítima foi levada para o hospital de Caxambu, onde segue internada. A arma e as munições foram encontradas na casa dos suspeitos. Pai e filho foram presos na própria residência.

Fonte: EPTV

Circuito Turístico Caminho Novo é atração em Belo Horizonte neste domingo

Neste domingo, a partir das 8h, a escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte mostra o Circuito Turístico Caminho Novo, que reúne 7 cidades, que têm como afinidade o trecho aberto entre 1701 e 1709, para facilitar o transporte do ouro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. O traçado do Caminho Novo, como parte integrante da Estrada Real, encontra-se assinalado por marcos de concreto que indicam a direção que se deve seguir e contam um pouco da história local.

Apesar de atravessar centros urbanos, a maior parte do percurso se desenha em meio a paisagens bucólicas pontuadas por referências históricas. São fazendas, igrejas e capelas, chafarizes, antigas estações de trem e, até mesmo, cemitérios singulares, que se tornam imagens inesquecíveis na memória dos viajantes. Uma boa opção de passeio é percorrer alguns trechos do trajeto a cavalo ou de bicicleta. Também existem áreas propícias à prática de escalada, rafting e rapel.

Haverá apresentação da Corte Momesca do BrincaBelô 2010. Com muita alegria e samba no pé, a rainha Renata Ribeiro de Souza, o Rei Edgar Alves Cezário e a princesa Juliana Santos Batista levarão o ritmo de carnaval ao projeto Escadaria.

O Circuito Caminho Novo é integrado pelos seguintes municípios:Antônio Carlos, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santana do Deserto, Simão Pereira e Santos Dumont.

Correspondentes internacionais passam Carnaval em Minas Gerais

Dando sequência ao projeto Carnaval das Cidades Históricas 2010, lançado em janeiro passado, a Secretaria de Estado de Turismo recebe em Belo Horizonte, grupo de quatro jornalistas correspondentes internacionais, sediados no Brasil, para viagem de reconhecimento do Carnaval em Minas Gerais. A iniciativa conta com a parceria da Trip Linhas Aéreas e das Prefeituras Municipais de Diamantina, Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes. O grupo, filiado à Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil – ACIE –, desembarcou na capital mineira ontem e seguiu para Diamantina, aonde participará da programação oficial do Carnaval do município. Os jornalistas permanecem na cidade até o domingo, dia 14/02.
De Diamantina, os correspondentes seguem viagem para Tiradentes. Na noite do domingo de Carnaval (14/02), o grupo será recepcionado no Camarote Oficial da Prefeitura Municipal de São João del Rei para assistir ao desfile das Escolas de Samba da cidade. Já no dia 15/02, em Tiradentes, todos participam de blocos caricatos do município, como os “Abandonados” e “Ora-Pro-Nobis”.
Encerrando as programações, no ultimo dia da folia (16/02), os jornalistas seguem para Ouro Preto, onde participam de desfile de blocos caricatos, como o “Caixão” e “Pirata” pelas ruas centro histórico da cidade.

Proibição de Funk e Rap em São Lourenço vira notícia mundial

A ação por parte da Prefeitura de São Lourenço proibindo que no carnaval sejam executados rap e funk nos shows e bailes, além de ter tido ampla cobertura da mídia nacional, ter gerado protesto diversos e até um comunicado judicial (veja matérias neste site), colocou a cidade na mídia mundial.
A maior agência de notícias do mundo, a REUTERS, que abastece todos os veículos de comunicação do planeta com informações a cada minuto, publicou nota sobre o assunto. O repórter Stuart Grudgings, relatou o fato contando os motivos do prefeito da cidade, que visa com a proibição a não incitação a violência e sexo, temas presentes nos estilos musicais proibidos e a valorização da música genuina brasileira, o samba.Veja abaixo a reprodução (em inglês) na nota distribuída pela Reuters:

Brazil mayor bans funk, rap music as Carnival begins

Fri Feb 12, 2010 2:04pm GMT

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mayor of a Brazilian town has banned Carnival revelers from playing funk or rap music during the traditionally free-wheeling celebrations that kick off around the country on Friday.
Mayor Jose Neto of Sao Lourenco in southeastern Minas Gerais state told Globo television he was banning songs that incite violence and disrespect authority and wanted to protect more traditional Carnival music, such as samba.
Anyone caught listening to funk -- a pounding beat often with sexual lyrics popular in Rio de Janeiro's slums -- or rap during the Carnival period would have to turn it off or face arrest and up to six months in prison, he reportedly said.
"They are mass gatherings that demand better coordination, control and security that a public festival like Carnival doesn't allow us to adopt," Neto told Globo TV.
Funk music has long been frowned upon by police and city authorities in Rio and faced crackdowns because of its association with slum gangs who use parties to sell drugs. But the music form, which originated in U.S. slums in the late 1960s, has increasingly found a mainstream following in Brazil and as far away as Europe.
(Reporting by Stuart Grudgings, editing by Philip Barbara)

Fonte: http://noticiarama.blogspot.com/

Nesta oportunidade registramos dois comentários da matéria publicada em nosso blog "Cidadania Responsável" em 05/02/2010 - Um decreto da Prefeitura de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, proibiu a execução no Carnaval de músicas no gênero rap e funk carioca.

2 comentários:

Ricardo disse...
RSRSRS eu só tenho que rir mesmo!!!! Como é que o povo volta num cara destes que nem conhece a Constituição Federal e faz leis como estas totalmente incosntitucionais!!!!
Se eu morasse lá faria questão de escutar Funk e Rap (músicas que não gosto) só para depois meter um processo gigantesco encima da prefeitura!!!
ABSURDOS DESTES SÓ ACONTECEM AQUI MESMO NO BRASIL!!!
NINGUÊM MAIS RESPEITA A CONSTITUIÇÃO, ACHO QUE NEM LÊEM!!!!

Luciano disse...
caraca cara... que absurdo hehe
não vou dizer que estou revoltado, porque não estou, afinal, isso é típico de brasileiro mesmo, mas, espero que o pessoal lá nao deixe barato!
pessoalmente, não gosto dos dois gêneros, mas essa é uma violação patente à Constituição Federal, e todo brasileiro devia saber disso...
Censura e discriminação ae hehe

Veja também:

Foliões de São Lourenço não ouvirão funk e rap neste carnaval

Cidades do Sul de Minas proibem funk e rap no Carnaval

Trabalhando muito? Veja como aproveitar seu tempo livre

Promessas e mais promessas: é trabalhar menos, passar mais tempo com a família, fazer coisas que gosta... O problema é que chega a hora H, e nada é cumprido, a preocupação com o trabalho que prevalece. Atender um celular no almoço com a família no fim de semana, responder um e-mail de trabalho no dia de folga... pronto, foi pro lixo a idéia de ter uma vida mais saudável e menos estressada.

Com o desenvolvimento de tecnologias nos dispositivos móveis como notebooks e smartphones, a separação entre trabalho e lazer passou a ser um sonho cada vez mais distante. Essa é a opinião do consultor da Dale Carnegie Training, Peter Handal. Segundo o especialista, o profissional estressado pode ter um desempenho pior. Por isso, ele dá três dicas para de como planejar o tempo útil.

A primeira delas é planejar bem o tempo livre para ter certeza de que ele será usado em benefício próprio e da melhor maneira possível. O ideal é marcar no calendário (como um compromisso) quais serão os dias em que desligarão os computadores, deixarão os celulares na gaveta e farão algo prazeroso.

Fazer exercícios físicos é uma boa maneira de cuidar da mente e da saúde, segundo Handal. Ele explica que os exercícios aeróbicos são bons para desligar a cabeça dos problemas do trabalho. Além disso, seria bem difícil atender a uma ligação ou responder um e-mail enquanto se está correndo na esteira. Ele indica fazer academia, jogar futebol com os amigos ou correr no parque.

A última dica é ir a lugares onde o celular é proibido, como teatros e cinemas. Nesses ambientes fica mais fácil esquecer um pouco a vida real. E além da possibilidade de assistir a boas peças e filmes, nesses locais é super grosseiro atender ao telefone ou ficar com a luz do smartphone acesa para a troca de mensagens.

A coordenadora de recursos humanos da Spot, Priscila Alves acrescenta mais alguns pontos às dicas de Peter Handal. “Nada de almoçar na frente do computador ou dentro da empresa. É bom ter esse horário de almoço para ficar tranquilo e sair do ambiente de trabalho”, aconselha.

Além disso, Priscila acredita que é muito importante ter uma alimentação saudável. Para ela, encontrar uma atividade que se goste muito de fazer é essencial: “Ajuda a aliviar a ansiedade e a tensão”. É muito importante, também, segundo ela, impor limites dentro da empresa para não ter que resolver assuntos de trabalho no fim de semana.

Fonte: Correioweb - Admite-se